MISSÃO
A Gincana tem por missão ainda de gerar e propiciar situações que mobilizem alunos, servidores, pais e comunidade local, despertando sua iniciativa e promovendo recreação. Tais atividades tornam-se relevantes por contribuírem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento global dos alunos, favorecendo a busca e a construção do conhecimento de forma individual e coletiva. Os jogos e as gincanas realizados são significativos por promoverem a cooperação, trabalho em equipe, competição de forma salutar, socialização, espírito de solidariedade e por estimularem o raciocínio e a criatividade dos participantes.
- CONCURSOS E EVENTOS (NO ACAMPAMENTO)
COORDENADORES: RAIMUNDO FILHO E RAQUEL EVANGELISTA
3.1. GRITO DE GUERRA DA EQUIPE (500 pontos)
Cada equipe deverá ter o seu grito de guerra.
Comprovar com o brado diante das outras equipes, além da entrega de uma cópia escrita ao Secretário Geral.
3.2. ORATÓRIA (por cores em equipes, até 1500 pontos)
Haverá um representante das equipes que estiverem com a mesma cor no acampamento; a pontuação irá para as equipes que o(a) aluno(a) estiver representando; o tema a ser desenvolvido pelo(a) aluno(a) deverá durar entre 3 a 5 minutos. O discente ainda poderá escolher entre as cinco temáticas relacionadas abaixo:
Temas:
- Drogas: uma realidade no mundo jovem.
- Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti?
- Bandido bom é bandido morto?
- Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?
- O sucesso vem da escola ou do esforço individual?
- Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?
Durante a apresentação, o representante poderá usar quaisquer recursos que ilustrem sua mensagem.
Serão avaliados:
Tempo 300 pontos
Conteúdo 300 pontos
Aplicação Prática (em que a mensagem servirá na vida de alguém) 300 pontos
Criatividade 300 pontos
Apresentação (dinamismo, gestos etc.) 300 pontos.
3.3. APRESENTAÇÃO MUSICAL (por cores em equipes)
Haverá um representante das equipes que estiverem com a mesma cor no acampamento; a pontuação irá para as equipes que o(a) aluno(a) estiver representando; as equipes deverão apresentar uma música solo ou em grupo. A música deverá ser sacra ou MPB.
(Pontuação por participação: 500 pontos)
1º Lugar: 500 + bônus de 500 = 1000 pts.
2º Lugar: 500 + bônus de 300 = 800 pts.
3º Lugar: 500 + bônus de 100 = 600 pts.
- UNIFORME DA EQUIPE (3000 pontos)
A equipe deverá confeccionar o uniforme predominantemente da mesma cor, segundo orientação do MAPA CAMPING, para cada membro da equipe. O layout do uniforme será conforme escolha da equipe, mas esta deve incluir a logomarca do evento no uniforme, frente ou verso da camisa, conforme modelo abaixo:
Ainda, obrigatoriamente, DEVERÁ SER APLICADA A LOGOMARCA DE IDENTIFICAÇÃO DE CAMPUS LOCAL NA MANGA ESQUERDA DA CAMISA IGUAL AO MODELO ABAIXO, alterando-se apenas o nome do campus, ou seja, onde há o nome CAMPUS CAXIAS, insira o nome do campus da qual a equipe faz parte.
Do lado DIREITO DA MANGA DA CAMISA, APLIQUE A BANDEIRA DO ESTADO da qual a equipe faz parte. Caso não haja a logomarca do evento na camisa, a logomarca de identificação de campus local e a bandeira do estado da equipe nos locais indicados, não haverá pontuação para a equipe nesta prova, mesmo que haja dois itens e falte somente um dos requisitados acima, a equipe não pontuará nesta tarefa.
Haverá camisas de mesma cor para facilitar a organização das atividades no evento, segundo orientação dos Desbravadores, no entanto o layout poderá ser variado, desde que a cor especificada no MAPA Camping continue predominante.
Obs.: Item será pontuado somente se toda a equipe estiver uniformizada.
3.5. BANDEIRA da equipe (1500 pontos)
A equipe deverá confeccionar uma bandeira para ela conforme a cor no mapa camping. Nela, deverá identificar O NOME DA EQUIPE, A LOGOMARCA DO EVENTO, A CIDADE E O ESTADO a que faz parte.
Obs.: o formato da bandeira deve ser a de um triângulo isósceles de área 5400cm2, cuja base mede 90 cm e a altura 120 cm.
- AVOT (200 pontos por objeto)
No sábado à noite, a equipe fará um percurso aos arredores do acampamento em que seguirá uma corda. Sairá junto um determinado número de membros, e voltará junto da mesma forma a mesma quantidade. No caminho a equipe encontrará objetos, e ao final se cada um deles corretamente identificados, valerá 200 pontos por peça.