MISSÃO
A Gincana tem por missão ainda de gerar e propiciar situações que mobilizem alunos, servidores, pais e comunidade local, despertando sua iniciativa e promovendo recreação. Tais atividades tornam-se relevantes por contribuírem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento global dos alunos, favorecendo a busca e a construção do conhecimento de forma individual e coletiva. Os jogos e as gincanas realizados são significativos por promoverem a cooperação, trabalho em equipe, competição de forma salutar, socialização, espírito de solidariedade e por estimularem o raciocínio e a criatividade dos participantes.
COORDENADORES: Profº ROBERTO IMPÉRES e Profº JONIERY RUBIM
1- REQUISITOS pedagógicos (NA CIDADE)
- REDAÇÃO (Até 1000 pontos)
Todos os alunos que forem membros da equipe deverão fazer uma redação de, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas expondo UMA das cinco temáticas sugeridas abaixo; depois, a equipe deverá escolher uma só redação para ser avaliada como item da prova.
Como cumprimento do item, a equipe deverá entregar todas as redações ao coordenador responsável pela GIFMA Camping 2016 em seu campus, mas somente UMA deverá ser escolhida para ser avaliada pela coordenação pedagógica do evento.
Caso a equipe não apresente todas as redações, terá nota zero nesta prova.
Nesta prova, disserte o texto para a FOLHA MODELO, em anexo II, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Respeite o limite máximo de trinta linhas. Qualquer fragmento de texto além desse limite será desconsiderado.
Na folha de texto modelo, identifique sua equipe apenas no local reservado, no cabeçalho da página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
TEMAS PARA A REDAÇÃO E ORATÓRIA
Texto I - Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti?
Os brasileiros convivem há algumas décadas com um terrível inimigo: o mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças graves: a dengue, a chikungunya e a febre do Zika (cujo vírus, por sua vez, também tem provocado um grande número de casos de microcefalia). A epidemia parece aumentar ano a ano, apesar das inúmeras campanhas de conscientização e mutirões de combate aos criadouros dos mosquitos. Aliás, há ações que podem mesmo se mostrar contraproducentes: por exemplo, a técnica conhecida como "fumacê", que acaba gerando insetos mais resistentes aos inseticidas e larvicidas. Na coletânea de textos que informa esta proposta de redação, fica claro que o problema não se deve exclusivamente ao mosquito. Leia os textos, reflita sobre eles, some a isso os conhecimentos que você mesmo tem sobre o tema e escreva uma dissertação argumentativa, apresentando quais fatores, na sua opinião, são os principais responsáveis pela proliferação do Aedes aegypti no Brasil. Diga também como você acha que eles devem ser combatidos.
Texto II - Bandido bom é bandido morto?
É ponto pacífico que a violência está presente na realidade brasileira, seja nas grandes cidades, seja nos pequenos municípios do interior. A criminalidade é enorme e o Brasil foi considerado o décimo primeiro país mais inseguro do mundo, segundo a ONG norte-americana Social Progress Alternative (dados de 2014). Contudo, a violência não ocorre apenas da parte dos bandidos, mas igualmente por parte das polícias. São frequentes nos meios de comunicação as notícias sobre ações violentas de policiais. Recentemente o Instituto Datafolha conduziu uma pesquisa que mostra que 50% da população das grandes cidades brasileiras concordam com a frase "bandido bom é bandido morto", o que revela que metade dessa população, de certa forma, aprova a violência por parte dos agentes da lei. O que você pensa disso? Concorda ou não com essa frase? Por quê? Redija uma dissertação apresentando argumentos para justificar o seu ponto de vista.
Texto III - Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?
Os colégios militares de vários Estados do Brasil se tornaram destaque nos meios de comunicação pelos bons resultados que seus alunos obtiveram no Enem no ano passado. Para muitos pais e educadores, estabelecimentos de ensino regidos pela disciplina militar proporcionam aos alunos aquilo que se espera de uma escola: formar alunos competentes para enfrentar os desafios da educação, entre os quais o Enem e, depois, a vida universitária. Naturalmente, há quem não concorde com isso e por motivos tão razoáveis quanto aqueles dos que pensam diferente. Há quem diga que a rigidez da ordem militar não colabora com a formação de mentes abertas, críticas e criativas. Veja opiniões a favor e contra essas escolas na coletânea de textos que integra esta proposta de redação. Depois disso, redija um texto dissertativo-argumentativo, dizendo se você estuda ou estudaria num colégio militar, e quais são os motivos que o levam a tomar sua posição. Conclua seu texto refletindo se a disciplina, a ordem, o respeito à autoridade são ou não são úteis no processo educacional de um jovem.
Texto IV – O sucesso vem da escola ou do esforço individual?
De modo geral, não é segredo para ninguém que a realidade da educação brasileira enfrenta há muito tempo uma situação complicada. Não faltam exemplos que evidenciam a baixa qualidade do ensino no país. No Enem do ano passado, por exemplo, enquanto 8,5% dos alunos tiraram zero na prova de redação, a nota máxima foi obtida por apenas 0,004%. Agora, uma pesquisa acaba de revelar que ao menos um de cada cinco estudantes do 3º ano do ensino fundamental da escola pública não atinge níveis mínimos de alfabetização em leitura, escrita e matemática. No entanto, mesmo diante desse panorama, não é difícil encontrar casos de sucesso e superação entre os estudantes brasileiros, como mostram três reportagens publicadas pelo UOL Educação em setembro, integrantes da coletânea de textos que informa esta proposta de redação. Levando em conta esses diferentes fatos, é o caso de se perguntar: o sucesso nos estudos depende mais do esforço individual do que de escola eficientes, capacitadas para produzir os resultados que dela se esperam? Desenvolva uma dissertação argumentativa sobre o tema, expondo e defendendo o seu ponto de vista sobre essa questão.
Texto V - Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?
Há cerca de duas décadas, os ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Neste começo de 2015, o Sudeste do Brasil tem uma clara percepção dessa realidade, em função da seca que o assola. Outras regiões ou Estados do Brasil, como o Nordeste, já vivenciam o problema há muito tempo, e até o Amazonas e o Pantanal têm sofrido, esporadicamente, com a estiagem. Além da questão climática, os especialistas apontam outros culpados para o problema da falta de água: os governos e os cidadãos de um modo geral. Por isso, muita gente tem dito que um dos pontos positivos da seca atual é aprendermos com ela e começarmos a tratar com mais cuidado a água de que dispomos e nossos recursos hídricos. Considerando seus conhecimentos sobre essa questão e outras análogas, você acha que a sociedade brasileira aprenderá alguma coisa com a atual crise hídrica? Ou para tanto será necessário que cheguemos a uma situação ainda mais extrema? Exponha sua opinião numa dissertação argumentativa.
Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, as equipes deverão fazer uma dissertação sobre um dos temas expostos acima, retire no site www.gifmacamping.com a folha de redação em anexo III e redija um texto dissertativo que atenda, à luz da atualidade, necessariamente, às seguintes determinações:
Regras para a elaboração da Redação
Número de linhas
A quantidade de linhas na redação da GIFMA Camping 2016, não deve estar fora do limite mínimo de 20 linhas e máximo de 30.
Tipo de texto
A prova de Redação da GIFMA Camping exige que os candidatos elaborem um texto dissertativo-argumentativo. Neste formato, a equipe deverá expor seus argumentos, que devem ser estruturados de forma consistente e coerente. Não é permitido escrever poesias ou outros estilos de texto que fujam ao proposto pela prova.
Título
O título na redação não é obrigatório. Fica a critério de cada uma das equipes acrescentar ou não o título da redação.
Textos de apoio
A proposta de redação da GIFMA Camping vem acompanhada de cinco textos que podem servir de motivação pra que os candidatos elaborem seus textos. No entanto, a equipe não deve se prender às ideias ali apresentadas, nem copiar trechos e torná-los parte de sua argumentação. Essas atitudes podem fazer com que sua equipe perca pontos na avaliação de competências.
Correção
O texto será corrigido de acordo com a observação de cinco competências definidas para a GIFMA Camping 2016. Cada um dos critérios vale 200 pontos, e somados eles totalizam a nota máxima da redação – 1.000 pontos. As cinco dimensões são:
Competência 1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
Competência 2: demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema;
Competência 3: demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista;
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Redação nota zero
A redação da GIFMA Camping pode ser desclassificada nos seguintes casos:
Se a equipe fugir do tema;
Se a equipe fizer inserções indevidas ou desconectadas do restante do texto;
Se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia;
Se o texto tiver menos de vinte linhas,
Se houver desrespeito aos direitos humanos;
Se a folha de redação estiver em branco, mesmo que a equipe tenha feito rascunho à parte.
- ALUNO(A) NOTA “10,0”
Cada nota 10,00 (dez) valerá 100 pontos, a ser comprovada com cópias da atividade avaliativa rubricadas pelo(a) professor(a) (provas e trabalhos escritos); quaisquer outras atividades de cunho oral ou prática deverá ser comprovada com uma declaração do docente - Ver anexo V. Para esta prova, a equipe deverá escolher apenas 5 (cinco) disciplinas de seu período letivo, e entregar as cópias das atividades avaliativas até dia 23 de maio de 2016. O Registro Acadêmico de seu campus deverá AUTENTICAR a nota e confirmar se o docente é servidor registrado no campus e na(s) disciplina(s) apresentada(s) como prova deste item.
Obs.: 1. Ficha de Registro no anexo IV. Esta ficha só terá validade se vier anexada aos itens probantes desta tarefa. 2. O número máximo de notas 10,0 será de 50 (cinquenta), que equivalem a 5000 (cinco mil) pontos.
- LEITURA E ENCENAÇÃO DE UM LIVRO
A equipe deverá fazer a leitura de um livro, entregar o resumo impresso dele, e fazer uma cópia em DVD com a encenação teatral realizada pelos próprios membros da equipe, e entregá-lo juntamente com o resumo impresso. O cumprimento da prova valerá 1000 pontos, mas para a bonificação serão escolhidos os três melhores trabalhos, nos seguintes valores:
1º lugar: 1000 pts + 1100 de bônus = 2100 pontos
2º lugar: 1000 pts + 800 de bônus = 1800 pontos
3º lugar: 1000 pts + 500 de bônus = 1500 pontos
Obs1.: Colocar a bibliografia no resumo impresso;
Obs2.: No resumo, a ideia é do autor, mas ele – o resumo - deve ser feito com suas próprias palavras.
Da Edição:
tempo máximo: 10 minutos;
entregar em DVD;
entregar resumo escrito de, no mínimo, 30 linhas. Utilizar folha modelo no anexo II.
- PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
A equipe deverá filmar a realização de todas as provas dos requisitos pedagógicos e sociais, e depois fazer a edição para um documentário das atividades da equipe. O cumprimento da prova valerá 1000 pontos, mas para a bonificação serão escolhidos os três melhores trabalhos, nos seguintes valores:
1º lugar: 1000 pts + 2000 de bônus = 3000 pontos
2º lugar: 1000 pts + 1000 de bônus = 2000 pontos
3º lugar: 1000 pts + 500 de bônus = 1500 pontos
Obs.: A atividade realizada valerá 1000 pontos para toda e qualquer equipe que a cumprir, os acréscimos são os bônus somente para os 1º, 2º e 3º lugares.
Da Edição:
tempo máximo: 10 minutos;
contemplar todas as provas executadas;
entregar em DVD.
- DEPOIMENTO DE UM EGRESSO (1000 pontos)
A equipe deverá convidar um egresso do IFMA, que seja um profissional atuando na área de sua formação, que fale acerca de sua vida profissional, na turma da equipe que o convidar.
A equipe deve comprovar com fotos; cópia do certificado ou declaração de formação do convidado e cópia de um comprovante de emprego ratificando o desempenho da função na área de formação do convidado.
- PALESTRA (2000 pontos)
A equipe deverá realizar uma palestra com os temas sugestivos abaixo relacionados em escolas municipais, cujos próprios alunos, orientados por servidores irão ministrar a palestra, conforme temática escolhida.
Obs.: 1- Temas: Drogas, o Mosquito Aedes Aegypti, Violência (contra a mulher), Educação ou outro tema que a equipe escolher.
2- As escolas deverão ser municipais, de 1º ao 9º ano, conforme opção da equipe. Pelo menos, uma turma da escola agraciada deverá ser contemplada com a palestra da equipe.
Como cumprimento do item, a equipe deverá apresentar fotos impressas e declaração (diretora ou secretária) da escola visitada.